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Redução de custos e competitividade são alguns resultados reconhecidos pelas organizações que definem a saúde como ferramenta estratégica

 

Quando o benefício saúde está “bem desenhado”, a empresa dispõe de uma relevante ferramenta para a competitividade. A frase édo Líder da Deloitte para a Indústria de Life Science & Health Care, Enrico Vettori, palestrante do IV Fórum de Saúde Corporativa da AAPSA, que acontece no dia 20 de setembro, em São Paulo.

 

Para Vettori, o “bem desenhado” começa na definição das estratégias do benefício saúde para a organização, no mapeamento do perfil do grupo atendido, passando pela escolha dos melhores parceiros para atuarem como prestadores de serviços, a consideração dos aspectos epidemiológicos da carteira, pois de nada adianta uma rede que não esteja presente nas cidades onde residem os funcionários. Essas diretrizes, explica Vettori, ajudarão a empresa na boa construção de um benefício saúde, que traz como resultado a diminuição do absenteísmo, a prevenção da doença e a promoção de saúde. “Um plano assistencial bem desenhado evita que a empresa precise mudar várias vezes de operadora ou fazer down grade, que é a pior estratégia” explica o Líder da Deloitte. Segundo ele, os colaboradores se acostumam com a rede e com os médicos, e toda mudança provoca o incremento do uso do benefício, pois haverá procura por novos médicos, até que o usuário encontre o que mais lhe agrade.

Questionado sobre as causas que geram custos de saúde às empresas, Vettori apontou a falta de alinhamento entre a necessidade da organização e o que a operadora de saúde pode ofertar. A falta de gestão da promoção, prevenção e educação, a ausência de integração da saúde ocupacional com a assistencial foram também citadas como geradoras de custos. Ainda sobre a redução de custos, Vettori diz que é importante criar políticas de aderência ao desenho do benefício, além de encontrar mecanismos que impeçam o beneficiário de transitar livremente pela rede. “É importante que exista o fator regulador que venha por políticas como coparticipação ou limitações e centros de excelência ou referência com parceiros que tenham um grande volume, e por isso ofereçam um melhor custo por efetividade”.

A mentora e idealizadora do IV Fórum de Saúde Corporativa da AAPSA, a advogada especializada na área de saúde, VP Jurídica e Presidente  do Grupo de Saúde Corporativa da AAPSA, Milva Gois dos Santos Pagano, ressalta que o benefício saúde é o segundo maior custo das empresas, perdendo apenas para a folha de pagamento. Por essa razão, o benefício bem desenhado, adequadamente contratado, implantado e gerido é determinante para a competitividade das organizações, afirma Dra. Milva. “A empresa comete um equívoco ao terceirizar integralmente a gestão da saúde de seus colaboradores e transferir a responsabilidade para as operadoras de planos de saúde”. Ela explica que, embora as operadoras realizem, atualmente, as atividades de gestão e promoção da saúde são, conceitualmente, apenas agentes financiadores e facilitadores do acesso ao serviço de saúde.

A presidente do Grupo de Saúde Corporativa da AAPSA salienta que a empresa contratante detém as informações de saúde dos colaboradores, obtidas com exames admissionais e periódicos, entre outras formas. "Muitas vezes estes exames são realizados apenas para cumprir a legislação, as informações são ignoradas e a empresa perde a oportunidade de integrá-las com os dados  da saúde assistencial, o que permitiria o mapeamento do perfil da população e a realização de uma gestão de saúde efetiva, com posterior redução de custos”. Ainda segundo Dra. Milva, o desenho do benefício saúde começa com o conhecimento da população da empresa. “Se há desconhecimento sobre o perfil de utilização, necessidades, hábitos e risco de saúde existente dentro da companhia, dificilmente será possível desenhar adequadamente este benefício”, afirma.

Outros aspectos a serem considerados são a contratação e implantação de maneira adequada. “É importante conhecer os formatos de contratação para negociar adequadamente, como por exemplo, os riscos de um plano contributário, a possibilidade de bonificação e ou premiação, caso a empresa ofereça programa de promoção de saúde, entre outros. Por outro lado, o correto fornecimento de informações e orientações aos colaboradores no momento da implantação do plano de saúde contribui com a adequada utilização do mesmo e balizamento das expectativas, o que desestimulará a judicialização da saúde e seus impactos  sobre o custo da saúde".

 

O IV Fórum de Saúde Corporativa da AAPSA traz como tema “A saúde como vantagem competitiva”. Os desafios e as oportunidades para a Saúde Corporativa, os impactos nos custos do benefício saúde, a saúde como um ativo das empresas e a promoção da saúde como caminho para a sustentabilidade serão temas apresentados por lideranças estratégicas e decisoras do setor de saúde corporativa. Cases, painéis de debates e um talk show com a participação de CEOs de empresas que estão investindo na gestão da saúde de seus colaboradores e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também compõem a estrutura do Fórum, que permitirá aos participantes o compartilhamento de ideias e soluções, além de fortalecimento do networking. 

 

 

O IV Fórum de Saúde Corporativa acontecerá no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Rua João Julião, 331 - Bela Vista - São Paulo

 

PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FÓRUM DE SAÚDE CORPORATIVA DA AAPSA ACESSE:

 

www.aapsa.com.br/2016/saudecorporativa


 

Entre os principais objetivos da AAPSA está a geração de conhecimento e relacionamento, assim abrimos espaço nos nossos canais de comunicação, sem custo, para que você apresente CASES que possam agregar valor ao mundo corporativo.

Os cases apresentados poderão ser vistos na TV AAPSA através de entrevistas altamente interativas e também em nosso site. 

 
 

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