Notícias
  • Fique Sócio

Rodrigo Demarch, gerente do Hospital Oswaldo Cruz: “A gestão de saúde corporativa tornar-se cada vez mais estratégica para as organizações

 

É fato que a gestão estratégica da saúde traz vantagens competitivas. Ao mesmo tempo em que reconhecem o quanto a saúde dos funcionários representa em termos de produtividade, muitas organizações ainda encontram dificuldades em extraírem resultados de seus programas de promoção de saúde. Outras nem se arriscam. Há vários motivos que explicam o número ainda pequeno de empresas que conseguem usufruir de relevantes resultados obtidos por trabalhadores saudáveis. Segundo o gerente de qualidade de vida e saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Rodrigo Bornhausen Demarch, a gestão de saúde nas organizações requer conhecimento. E a falta de conhecimento resulta na dificuldade em mostrar qual é o retorno que as iniciativas em saúde podem trazer. “Por isso se instala um círculo vicioso: não se faz gestão de saúde porque é difícil mensurar resultados e como é difícil mensurar resultados prefere-se não fazer”. 

 

No dia 20 de setembro o Grupo de Saúde Corporativa da Associação Paulista de Recursos Humanos e de Gestores de Pessoas (AAPSA) promoverá o Fórum de Saúde Corporativa que debaterá o tema A Saúde como Vantagem Competitiva. Demarch, diretor do Grupo de Saúde Corporativa, ressalta que neste evento as organizações e os gestores de Recursos Humanos terão a oportunidade de discutirem o assunto com especialistas nas mais variadas áreas do setor de saúde, “além de conhecerem experiências de empresas que obtiveram sucesso dentro desse processo de aprender e fazer gestão de saúde corporativa”.

Os desafios e as oportunidades para a Saúde Corporativa, os impactos nos custos do benefício saúde, a saúde como um ativo das empresas e a promoção da saúde como caminho para a sustentabilidade serão temas apresentados por lideranças estratégicas e decisoras do setor de saúde. Cases, painéis de debates e um talk show com a participação de CEOs de empresas que estão investindo na gestão da saúde de seus colaboradores e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também compõem a estrutura do Fórum, que permitirá aos participantes o compartilhamento de ideias e soluções.

Sobre o evento, Demarch explica que os participantes conhecerão cases que obtiveram considerável redução de custos. “O Fórum é uma oportunidade para compreender o tamanho do problema que envolve a gestão de saúde para depois se voltar para dentro da organização e pensar em como resolver a questão”. O gerente do Hospital Oswaldo Cruz alerta: “Comece o quanto antes, porque a postergação só empurrará o problema para frente”. Gestão de saúde corporativa se aprende fazendo, entendendo as diversas dimensões e os desafios que existem para implementar uma gestão integrada, aprendendo a alocar recursos de uma forma estratégica, aliando ações voltadas à promoção da saúde com o gerenciamento de doenças crônicas, com ações voltadas para a qualificação da rede e gerenciamento de casos de alto custo e alta complexidade, diz.

 

PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FÓRUM DE SAÚDE CORPORATIVA DA AAPSA ACESSE:

 

www.aapsa.com.br/2016/saudecorporativa


 

Entre os principais objetivos da AAPSA está a geração de conhecimento e relacionamento, assim abrimos espaço nos nossos canais de comunicação, sem custo, para que você apresente CASES que possam agregar valor ao mundo corporativo.

Os cases apresentados poderão ser vistos na TV AAPSA através de entrevistas altamente interativas e também em nosso site. 

 
 

A AAPSA vem, em mais de 50 anos de existência, evoluindo em sintonia constante com o mercado.

 
Nossa missão é fomentar o desenvolvimento corporativo e de pessoas, representando os seus associados na defesa de políticas e práticas de cidadania, sustentabilidade, educação e governança corporativa.
 
Obrigado por visitar o nosso site.

S5 Box

Login

Cadastre-se

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.